domingo, 28 de Abril de 2024  14:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-06-2014

'Não temos mirtilo a mais. Sever continuará a ser a capital nacional do mirtilo' - António Coutinho.


"Dificuldades pontuais no escoamento do mirtilo" não significam crise para o sector. O Presidente da Câmara de Sever do Vouga explicou, ...

"Dificuldades pontuais no escoamento do mirtilo" não significam crise para o sector.

O Presidente da Câmara de Sever do Vouga explicou, hoje, que as notícias vindas a público sobre a quebra nos preços e o excesso de produção com a decorrente dificuldade no escoamento estão "relacionadas com estratégias comerciais".

António Coutinho considera, mesmo, que é necessário aperfeiçoar a capacidade de gestão neste tipo de negócio e reduzir os riscos de estratégias especulativas. "Não temos fruto a mais. Isso está provado", sublinhando que "produzimos muito pouco para aquilo que o mercado exige. Temos é de trabalhar na escolha de novos mercados e na preparação dos mercados actuais. Houve demora no escoamento do produto. Os produtores 'jogaram' com os preços e guardaram o produto. Isso foi um risco. Não quiseram negociar o mirtilo antes, na expectativa de conseguir um preço melhor e depois não o conseguiram vender", disse, adiantando que "temos aqui empresas, que, em contrapartida, estão a duplicar as vendas, comparativamente às do ano passado. Não há alarmismo. Temos compradores para o mirtilo e é preciso estratégia cuidada de vendas, durante cada ano", vincou.

Para António Coutinho é importante continuar a 'afirmar' Sever do Vouga como capital nacional do mirtilo.

"Independentemente de outras terras produzirem mirtilo seremos sempre a capital nacional. A sua produção não é um exclusivo de Sever. Continuaremos a desenvolver técnicas e a acompanhar a produção. O nosso acompanhamento técnico é um sucesso. Aí somos líderes".

Sofia Freitas, directora da AGIM, reforçou a ideia de que "não há excesso de produção". A produção de mirtilo "é a segunda opção nacional", no que diz respeito à fruticultura e "há expectativas criadas relativamente ao futuro, relativamente ao aumento dos projectos. As noticias que apontam para dificuldades no sector não correspondem à realidade. O que produzimos não é considerável, ainda", reafirmou.

A Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (AGIM) e a Câmara de Sever do Vouga apresentaram esta terça-feira a Feira Nacional do Mirtilo. O certame realiza-se no próximo fim-de-semana em Sever do Vouga. A abertura de portas está marcada para quinta-feira.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®